Perspectiva científica




Efeitos biológicos


Existe três tipos de radiação de infravermelhos: radiação infravermelha curta (0,8-1,5 µm), média (1,5-5,6 µm) e longa (5,6-1.000 µm). 

Nos primórdios do estudo do IV acreditava-se que a radiação curta penetrava igualmente na porção profunda da pele sem causar aumento marcante na temperatura da superfície do epitélio, enquanto a maior parte da energia do infravermelho médio/longo era absorvida pela camada superior da pele e frequentemente causasse efeitos térmicos danosos, como queimaduras térmicas ou a sensação de queimadura (relato de pacientes). 

Alguns anos mais tarde, contudo, uma nova visão do infravermelho médio/longo foi apresentada demonstrando que todas as faixas da radiação infravermelha possuem efeitos biológicos de regeneração celular.

Experiencias com o IV longo, demonstraram inibição do crescimento tumoral em ratos e melhoria no tratamento de escaras em situações clínicas. Também foi demonstrado aumento do processo regenerativo em ratos sem que houvesse aumento da circulação sanguínea durante os períodos de irradiação ou aumento na temperatura do epitélio. Outros dados demonstram um aumento das infiltrações de fibroblastos no tecido subcutâneo, em ratos tratados com o infravermelho longo, em relação aos animais controlo e uma maior regeneração de colágeno na região lesada.
Da mesma forma, a radiação IV foi capaz de provocar aumento na angiogénese no local das lesões e aumento na força tênsil do epitélio em regeneração.